Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros

A partir do dia 1 de maio as tarifas associadas aos passes de assinatura mensal no Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros vão ser alvo de uma redução.

Integradas no Programa de Apoio à Redução Tarifária – PART – as novas tarifas sofrem uma redução de 40% para todos os cidadãos e utilizadores dos transportes públicos rodoviários, tanto em deslocações urbanas como interurbanas. A mesma redução será aplicada aos portadores dos passes 4-18 e Sub23, após a qual continuará a incidir o desconto de 60% para os estudantes beneficiários do Escalão “A” da Ação Social Escolar ou beneficiários da Ação Social Direta do Ensino Superior, ou de 25% para os restantes utilizadores.

A medida apresenta ainda benefícios especiais, com uma redução de 75% para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos e para os desempregados. No caso dos agregados familiares a medida contempla a gratuitidade do transporte a partir do terceiro utilizador portador de passe de assinatura mensal de transportes públicos.

Com o apoio do Fundo Ambiental e implementação das autoridades de transporte, nomeadamente a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – CIMBB – o programa tem como objetivo atrair e sensibilizar mais cidadãos para a utilização dos transportes públicos coletivos, contribuindo para o combate às externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.

As condições de adesão ao PART poderão ser consultadas aqui: Condições