Castelo Branco: Associação do Retaxo comemora 36 anos e lança CD

A Associação Cultural e Social do Rancho Folclórico do Retaxo, cumpriu no dia 1 de dezembro os seus 36 anos.

A Associação que começou por ser só Rancho Folclórico, tem promovido e preservado as tradições da localidade.

José Luís Pires, Presidente da coletividade, lembrou nas comemorações do aniversário o inicio da coletividade e o trabalho que tem feito ao longo dos anos

"A Associação tem vindo a crescer de forma paulatina e à dimensão que é possível todos os anos. Hoje assinalamos 36 anos de atividade interrupta, o que não é fácil numa associação que nasceu como um rancho folclórico".  Afirmou José Luís Pires presidente da coletividade.

Recentemente a Associação foi desafiada por Emiliano Toste a gravar um CD para a coletânea "Folclore Português", depois de ter garantido o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, o CD foi gravado e apresentado no dia de aniversário. Este é o 41º trabalho dessa coletânea, que "pretende valorizar a nossa cultura".

Luís Correia, autarca Albicastrense, afirmou na cerimónia que é um prazer para o concelho estar representado na coletânea pelo Rancho do Retaxo, destacando o facto da freguesia e em concreto a localidade do Retaxo ter coletividades que muito bem representam o concelho.

Miguel Vaz, Presidente da União de freguesias Cebolais/Retaxo, presenteou a Associação com uma lembrança dos 36 anos, e deu os parabéns pelo trabalho desenvolvido, afirmando que "é um orgulho ser presidente de Junta com Associações como esta e também a Filarmónica Retaxense que representam o concelho a nível nacional em vários momentos".

Na Cerimónia estiveram presentes representantes de outros ranchos Folclóricos, nomeadamente Rancho Folclorico de sarnadas de Ródão, Cebolais de Cima e Escalos de Cima.