Link para página

  • » Queimas e queimadas

     

     

     

     

     

    O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, no entanto, são vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Cerca de 98% das ocorrências em Portugal Continental têm causa humana. Assim, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais.

    - Efetuar uma gestão centralizada dos pedidos de autorização de queimadas extensivas e de avaliação de
    queimas de amontoados;
    - Simplificar e facilitar o acesso aos pedidos de autorização e avaliação e respetivas respostas.
    - Aumentar o conhecimento das condições de risco para quem pratica e para quem autoriza as ações de
    queimas e queimadas.

     

    Informações detalhadas em (  +Saber mais  )

    Saber mais  - facebook
  • » Festêxtil 2018
    Saber mais  - facebook
  • » Concerto de Natal

    No dia 19 de Dezembro 2017 pelas 21 horas no museu dos Têxteis, realizando-se um concerto de Natal pelos alunos de Guitarra Portuguesa da ESART, sob a direção do mestre Custodio Castelo, e ainda como convidados dos artistas da terra Ana Paula e Rui Marques .
    O concerto teve bastante adesão por parte da população, que apesar do frio que se fazia no exterior, se deslocou ao Museu por assistir ao concerto.
    O concerto, acolhimento, decorreu entre maquinaria de produção, em um ambiente muito íntimo entre públicos e artistas, ouve momentos em que parece não haver ninguém a assistir ao espetáculo, uma atenção, toda uma coisa dedicada a quem tocava a guitarra.
    Ainda não existe um tempo para a conversa em dia!

    Saber mais  - facebook
  • » Ex alunos voltam à escola

    Os antigos alunos nascidos entre 1970 e 1973, voltaram sábado, dia 11 de Novembro, àquele estabelecimento para recordar memórias de tempos passados.

    Saber mais  - facebook
  • » Filarmónica Retaxense animou mercadinho em Sarnadas de Ródão

    A Filarmónica Retaxense deslocou-se no dia 1 de Novembro de 2017, a Sarnadas de Ródão.

    Saber mais  - facebook
  • » Associação do Retaxo comemora 36 anos e lança CD

    A Associação tem vindo a crescer de forma paulatina e à dimensão que é possível todos os anos. Hoje assinalamos 36 anos de atividade interrupta, o que não é fácil em uma associação que nasceu como um rancho folclórico.

    Saber mais  - facebook
  • » 42º Aniversário da ADRR

    No passado dia 1 de Dezembro juntaram -se cerca um centena de pessoas no restaurante Quinta das Olelas para celebrar o 42º Aniversário da Associação. No jantar estiveram sócios e simpatizantes das mais variadas idades. Foram ainda trocadas lembranças entre o presidente da Junta de Freguesia Cebolais de Cima - Retaxo, Miguel Vaz, e Ricardo Ribeiro em representação do Indústria Futebol Club Cebolense e o presidente da ADRR João Belo. 

    Saber mais  - facebook
  • » A Filarmónica Retaxense, comemorou a Restauração da Independência de Portugal.

    A Filarmónica Retaxense, comemorou a Restauração da Independência de Portugal. O desfile aconteceu pela primeira vez á seis anos, quando o feriado tinha sido tirado aos portugueses e era importante não deixar esquecer este marco da nossa história. A Filarmónica Retaxense, acompanhou este evento desde o primeiro ano, e desde à dois anos com o feriado reposto.  Esta é uma organização do Movimento 1º de dezembro, da Camara Municipal de Lisboa  da EGEAC, contando com a colaboração de algumas Camaras Municipais. E tal como a Filarmónica Retaxense, também a Camara Municipal de Castelo Branco se juntou e apoiou esta Banda desde o primeiro ano.

    Saber mais  - facebook
  • » Associação de pais visita cantina da escola.

    A Associação de Pais do Agrupamento Amato Lusitano, promoveu a visita às cantinas para avaliação das refeições. 
    Na escola EB1 Cebolais de Cima/Retaxo foram destacados dois representantes por sala, para avaliar a confeção, qualidade dos produtos utilizados, apresentação da refeição, apresentação do pessoal, eficiência do serviço e higiene das Instalações.

    Saber mais  - facebook
  • » Ceia de Natal do Agrupamento 624 - Cebolais de Cima

    Realizou-se no passado dia 9 de dezembro a tradicional Ceia de Natal do Agrupamento 624 - Cebolais de Cima. A ceia contou com cerca de 200 participantes entre escuteiros, pais e familiares, a ceia decorreu no Pavilhão do Sr. Rui Ribeiro, local onde o IFCC organiza as suas atividades.
    A organização é do Agrupamento, que conta, com a preciosa ajuda da Comissão de Pais na confeção da Ceia, e da Comunidade de Pioneiros no serviço de mesa.

    Saber mais  - facebook
  • » 1ª Assembleia de Freguesia do actual mandato

    Decorreu no dia 11/12/2017 pelas 20:45h na sede da Junta de Freguesia, a primeira sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, do actual mandato.

    Saber mais  - facebook
  • » 1º Pai Natal Motard

    O Grupo Fiadores promoveu o dia de hoje, dia 23 de Dezembro, o Primeiro passeio "Pai Natal Motard" foi oferecido um pai do pai natal aos participantes. A iniciativa pretedeu juntar os amantes das duas rodas num passeio a correr "como capelinhas" das freguesias a desejar como boas festas a habitantes. Terminou num jantar convivio com os amantes das duas rodas de Vila Velha de Rodão Os Fecha Tascos.

    Saber mais  - facebook
  • » IFCC Ofereceu filhós e cacau

    O Industria Futebol Clube Cebolense, criou uma tradição, na noite da consoada, sem final da Missa do Galo, distribuir filhós e cacau quente aos fiéis que participam nessa celebração religiosa. Este ritual já tem lugar cativo sem calendário de eventos da freguesia, tem uma particularidade das filhós são feitas à porta da igreja, para que seja criado com acabamentos de sair do tacho. São os elementos do clube e seus familiares que preparam tudo. Montam-se como trempes, faz-se a fogueira, metem-se como mão na massa e vai-se fritando como filhós, que continuam um ser um dos símbolos do Natal da Beira Baixa e dão o mote a este evento em Cebolais de Cima , a que chamaram: "Vamos em um filhó".

    Saber mais  - facebook
  • » IFCC estreou equipa de atletismo nos Madeiros

    NOVA ATIVIDADE NO INDÚSTRIA FUTEBOL CLUBE CEBOLENSE

    Equipa de atletismo
    O histórico Indústria Futebol Clube Cebolense estreou na S. Silvestre de Castelo Branco, uma Corrida dos Madeiros, uma representação de atletismo.
    A formação com atletas do escalão de veteranos dá o mote para uma nova atividade no emblema presidido por Miguel Vaz.
    Marcelino Belo, um indefectível das corridas, e impulsionador da equipe do atletismo da Indústria.
    Nuno Carrolo, José Pinto e João Galvão pontuaram também para a equipe nesta prova de estreia. O desafio é aparecer com regularidade nas provas de estrada e alargar o número de atletas. "Vem divertir-te praticando desporto", e o lançamento de Marcelino Belo.
    O clube de Cebolais de Cima, outrora um baluarte do futebol distrital, vive de há uns anos a esta parte uma nova vida, muito direcionada para as vertentes culturais e sociais, mas não é desvendar a essência desportiva. Anualmente realiza dois eventos com grande expressão: o todo o terreno turístico, dois mais apreciados pelos amantes desta vertente motorizada, e maratona de BTT, que em 2017 abriu o calendário do Troféu da Beira Interior (TMBI) e que certamente voltará a figurar no calendário Associação de Ciclismo da Beira em 2018.

    Saber mais  - facebook
  • » Gestão dos combustíveis

    Gestão dos combustíveis, mapa das Faixas de Proteção dos Aglomerados Populacionais, aviso da Proteção Civil:

     

    http://www.cm-castelobranco.pt/.../are.../protecao-civil/avisos/

     

    Saber mais  - facebook
  • » A Cedillo de mota

    O Grupo de Motorizadas Andorinhas do Pônsul deslocou-se a Espanha, no passado Sábado dia 3 de março, para participar pela terceira vez consecutiva em mais um convívio internacional, Matança do cerdo em Cedillo. 
    A União de freguesias fez-se representar através de uma lembraça alusiva à cultura local, uma lançadeira, que foi entregue ao Alcalde daquela localidade.

    Saber mais  - facebook
  • » IFCC coloca Cebolais de Cima no panorama do BTT a nível nacional

    Mais uma vez o IFCC coloca Cebolais de Cima nenhum panorama do BTT a nível nacional.

    A Maratona BTT do Indústria Futebol Clube Cebolense, que decorreu no passado dia 18 de Março de 2018 com a mesma versão, e tem vindo a crescer em número de participantes, sendo esta, uma das provas a contar para o campeonato regional de BTT - Troféu de Maratona da Beira Interior
    A Organização IFCC, preparar com cuidado o longo do ano, os melhores trajectos para os desportos desfrutados ao máximo dos percursos e fotografia envolvente.
    A prova conta com 2 trajetos, o primeiro Maratona Race of 45Kms e o segundo para os mais resistentes, Maratona Endurance com 65 categorias, 3ª categoria, categoria Competição apenas para federados da FPC, categoria Aberta e categoria lazer. Nenhum evento participa e tem mais de uma sessão de perguntas e respostas. As federações podem ser consultadas aqui: http://www.ac-beirainterior.net/images/xcm2018/class-TMBI1.pdf
    Os acompanhantes dos ainda uma oportunidade de visitar o Museu dos Têxteis, onde foram acompanhados em uma visita guiada por instalações.
    Durante a data da demonstração, a data e a data da aquisição de um participante podem se tornar obsoletas.

    Saber mais  - facebook
  • » Lés-a-Lés Off Road

    Lés-a-Lés Off Road
    O despertar esta manhã foi diferente, passou esta manhã 28 de setembro, pela freguesia de Cebolais de Cima – Retaxo, o Lés a Lés Off Road.

    “4º Lés-a-Lés Off Road”:
    Dia 26 – ”check-in” e Verificações Técnicas em MACEDO DE CAVALEIROS
    Dia 27 – 1ª Etapa de MACEDO DE CAVALEIROS a CASTELO BRANCO
    Dia 28 – 2ª Etapa de CASTELO BRANCO a REGUENGOS DE MONSARAZ
    Dia 29 – 3ª Etapa de REGUENGOS DE MONSARAZ a ALBUFEIRA

    O "Portugal de Lés-a-Lés Off Road" 4ª edição! Realizar-se-á nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro de 2018 e será composto por 3 etapas que ligarão Macedo de Cavaleiros a Albufeira, através de paisagens marcantes, passando por Castelo Branco e Reguengos de Monsaraz. Uma verdadeira oportunidade de aventura e convívio onde terá que pôr em prática as técnicas de condução fora de estrada que o todo-o-terreno exige, sem, contudo, deixar de poder desfrutar da tranquilidade e do ambiente turístico inerentes à facilidade do percurso. O "Portugal de Lés-a-Lés Off Road" é um evento de turismo/aventura, ou seja, sem fins competitivos nem classificações.

    Saber mais  - facebook
  • » Hora muda no domingo

    Hora muda no domingo

     O Horário de inverno inicia já no próximo domingo 28 de outubro 2018.Quando forem duas horas da madrugada o relógio deve passar a marcar uma.

     

    Saber mais  - facebook
  • » Magusto Escola EB1/ JI Cebolais de Cima - Retaxo 2018

    Realizou-se mais uma festa de S. Martinho, Creche, pré-escolar e 1º ciclo.
    No dia 9 de novembro no período da manhã, não faltaram as castanhas assadas e a alegria contagiante dos alunos e familiares no recinto escolar.
    A junta de freguesia contribuiu com as castanhas.

    Saber mais  - facebook
  • » Faixas de Gestão de Combustíveis, edifícios isolados e aglomerados populacionais

     

     

     

     

     

    Faixas de Gestão de Combustíveis, edifícios isolados e aglomerados populacionais

    DEFINIÇÃO DA DISTÂNCIA DA FAIXA DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL (FGC)

    INTERVENÇÃO NOS TERRENOS DENTRO DA FGC

    DEFINIÇÃO DA DISTÂNCIA DA FAIXA DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL (FGC)

    INTERVENÇÃO NOS TERRENOS DENTRO DA FGC

     

    Informação Mais detalhada aqui

    Saber mais  - facebook
  • » Portugal sem fogos

    Portugal sem fogos

     

    Acão de sensibilização sobre a defesa da floresta contra incêndios no dia 16 de fevereiro de 2019, pelas 15:00h, na sede de Junta de Freguesia de Cebolais de Cima – Retaxo.

    Ação efetuada pelos militares do serviço de proteção da natureza e ambiente, da GNR.

    Saber mais  - facebook
  • » X Acalob, decorreu nos dias 12, 13 e 14 de abril 2019.

    O acampamento regional organizado pelo agrupamento 624 de Cebolais de Cima, decorreu nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019 e contou com a participação de 100 chefes e 235 lobitos.

    O campo de futebol do IFCC serviu de base ao acampamento. Na sexta feira os pequenotes foram recebidos pelas 20:00h, de forma a preparar a tenda para pernoitar. Já durante o sábado percorreram as ruas, e vários pontos da freguesia, pintando de amarelo o cenário urbano, regressando ao fim do dia ao campo para um fogo de conselho, e descanso, merecido. Domingo foi dia de missa, que decorreu no pavilhão da ADRR, e pelas 15:30h o regresso a casa.

    Saber mais  - facebook