Castelo Branco Moda'18 no MUTEX

O desfile Castelo Branco Moda deste ano decorre no Museu do Têxtil (MUTEX), em Cebolais de Cima.

O desfile "Castelo Branco Moda’18" acontece, desta vez, nos Cebolais de Cima, no Museu dos Têxteis - MUTEX, um espaço com uma longa história associada ao têxtil e à moda.

Na apresentação do evento, Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, destacou a relação que a autarquia pretende estabelecer "entre o sector e as empresas criativas e o Museu dos Têxteis, e o reforço da dinamização que pretendemos fazer nas nossas freguesias".

Com esta descentralização do evento, o Castelo Branco Moda’18 cumpre, segundo o autarca, os objetivos iniciais, mas também contribuiu para a coesão territorial, "que sempre foi politica desta autarquia" frisou.

O autarca destacou as parcerias conseguidas através deste evento com a Dielmar, empresa da Região, que apresentará a nova coleção, com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) e, desde a edição anterior, com Manuel Serrão, empresário há muito ligado à moda em várias vertentes.

O desfile, que se realiza no próximo dia 15, conta com a participação dos criadores Pedro Pedro e Hugo Costa (ex aluno da ESART), que apresentarão algumas peças das suas novas coleções e também os coordenados com a sua interpretação do Bordado de Castelo Branco, peças que tal como as anteriores ficarão a fazer parte do acervo da autarquia, no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.

Na passerelle estarão exclusivamente manequins profissionais, dois dos quais de topo e com experiência internacional: Luís Borges e Sofia Baessa.

Durante o desfile serão conhecidos os coordenados finalistas da 2ª edição do concurso nacional O Bordado de Castelo Branco na Moda, promovido pela autarquia albicastrense.

Os estudantes finalistas da Licenciatura em Design de Moda e Têxtil da ESART e dos Finalistas do Concurso PFN - Portuguese Fashion News, organizado pela Seletiva Moda, apresentarão também as suas coleções.

António Fernandes, Presidente do IPCB, considerou importante para os alunos da ESART a participação num evento com esta relevância nacional e internacional, "este será o contacto mais relevante para os alunos ,ao longo da sua formação académica, em contexto de trabalho".