Link para página

CEBOLAIS DE CIMA

» Toponímia: Monte Cebullal – Çabollal

Ocupando posição junto à orla meridional concelhia, esta pequena Freguesia de Cebolais de Cima é já limítrofe, pelo seu flanco Sul, ao território municipal de Vila Velha de Ródão. Nas restantes confrontações  encontra-se com as suas congéneres Retaxo (a Poente), Benquerenças (a Norte) e Castelo Branco (a Nordeste).

Exígua em extensão, a sua superfície abarca apenas uns 1.286 hectares, em zona de relevo, um  tanto acidentado, voltando às bacias orográficas do Tejo (que lhe fica a cerca de uma dezena de quilómetros para Sul) e Ponsul (a uns 5 Kms para Leste).

No século XVI aparecem alusões documentais ao "Monte Cebullal" ou "Çabollal", designação toponímica que se reportará, eventualmente, à presença de importantes extensões de plantio afetas àquele vegetal, conforme adiantaram já alguns autores. Quanto à Freguesia em si, sabe-se que foi instituída por 1796, datando dessa mesma época um documento que por então lhe atribuía a existência de uma modesta população de 40 vizinhos (termo alusivo ao número de fogos e não de residentes, por certo).

in "A Terra e suas Memórias Culturais"...

  • Artesanato: Mantas de Farrapos e Colchas de Linho
  • Gastronomia: Sopa de Massa (da Boda), Bucho, Maranhos, Tigeladas, Arroz Doce, Biscoitos de Azeite, Broas de Mel
  • Festas e Romarias:

o    Nossa Senhora dos Prazeres: domingo de Páscoa

o    Santa Cruz: 3 de maio

o    Sagrado Coração de Jesus: 1º domingo após o dia 8 de setembro

  •  Feira Temática: Feira das Maravilhas da Doçaria - Tigelada, Arroz Doce e Broa de Mel (realiza-se em julho)

 

RETAXO

» Toponímia: Rotaxo - Retaxo

A cerca de 12 Kms de Castelo Branco, a pequena Freguesia de Retaxo encontra-se no extremo Sul do Concelho, sendo delimitada por Benquerenças a Norte e por Cebolais de Cima a Leste. O resto do território da povoação é rodeado por território pertencente a  Vila Velha de Rodão.

Marca a fisionomia da Freguesia uma série de acidentes naturais: a proximidade do cabeço de Olelas, a Nascente da Ribeira de Gonçalo Pardo, também muito próxima, e a Ribeira de Retaxo, que desagua no Rio Tejo, perto de Vila Velha de Rodão. Tem uma área de 1230 hectares.

É uma Freguesia com características um pouco especiais, em virtude da região em que se encontra. Por um lado, assemelha-se ao Alto Alentejo, na vegetação e nos hábitos e tradições das suas gentes. Por outro lado, a proximidade em relação a Espanha marca-lhe um pouco o quotidiano. O seu povoamento ter-se-á iniciado antes ainda do período romano. As antas de Retaxo e da Casa da Moura (IPA) representam esse passado remoto da Freguesia.

in "A Terra e suas Memórias Culturais"...

  • Gastronomia: Sopa de Massa /Sopa da Boda, Cabrito Assado e Maranhos, Tigelada, Broas de Mel e Biscoitos de Azeite
  • Festas e Romarias:

o    Nossa Senhora de Belém (padroeira do Retaxo): Domingo imediatamente após  15 de Agosto

o    Nossa Senhora da Guia: Domingo que se segue a 8 de Setembro